O entrevistado da vez é o ator e roteirista José del Duca, o mineiro que é uma das mais novas apostas da Tv Globo escreve para o Vídeo Show.
1) Você é roteirista, ator, diretor, modelo, blogueiro e ainda brinca de editar. Como consegue fazer tanta coisa e encontrar tempo para sua vida pessoal?
Então galera, eu não sou modelo, as vezes as pessoas acham isso por algum trabalho que fiz. Mas quando comecei, meu primeiro contato com a área artistica foi aos 9 anos, participando de desfiles infantis ou até mesmo em apresentações naquelas típicas festas de bairro, sabe? Aos 15, fiz cursos de modelo, mas não era minha praia, sempre soube que modelos são altos, tem porte e eu não tenho nada disso, mesmo assim fiz alguns trabalhos como modelo fotográfico. Em foto a gente da aquela enganada, né? Voltando ao assunto, eu tento me virar um pouco em cada área. Da pra conciliar tudo porque quando fazemos o que gostamos, fica mais fácil de um trabalho não atrapalhar o outro e até mesmo de não influenciar no lado pessoal. Mas mesmo quando tô parado em casa fazendo qualquer coisa, se aparecer uma ideia na cabeça eu corro pro computador ou pego uma canetinha e começo a escrever. Quando passa essa onda eu volto pro que tava fazendo, rs. Mas é tudo tranquilo.
2) Como se não bastasse, ainda, escreve para a maior emissora do país. Como foi que a Globo te descobriu?
Isso foi uma loucura. Eu estava de malas prontas pra ir a Juiz de Fora dali a dois dias para tratar de assuntos relacionados ao “De 09 a 90”, meu próximo Filme. Me ligaram falando de uma entrevista para o cargo de Roteirista. Eu estava meio mudo ao telefone, só ouvindo, ainda aéreo. Por causa do sucesso do Video “Eu Sou rica (Pobreza Pega)” que fiz com a musica do DJ Rafael Lelis, pensaram no meu nome. Fiz a entrevista e acabou dando tudo certo..
3) Aos vinte e sete anos, você já coleciona fãs em toda parte do Brasil, mas quando e como foi, de fato, o começo de sua carreira e com quem aprendeu a escrever roteiros?
Desde moleque eu sempre curti tudo isso, Cinema, teatro e principalmente TV, não tenho vergonha de dizer isso, tem gente por aí que não assume sua predileção pelo veículo pelo simples fato de achar que a “nata” artística vai ignora-lo. O que mais me encanta é a TV pela “bagunça” organizada que é. Aos 4 anos eu sabia que por trás da novela tinha outra coisa, sempre soube separar o lado mágico que é o cenário e o lado real, os bastidores. De alguma forma eu sempre quis estar ali, fazendo parte sabe? Eu me descobri Roteirista na Faculdade de Cinema, que estudei de 2005 a 2008. Antes disso eu nem pensava em escrever, eu queria era ser Ator e só, mas a faculdade me mostrou um leque muito mais interessante.
4) E o que você prefere fazer... escrever, dirigir, editar ou atuar?
Eu gosto de tudo um pouco, mas confesso que hoje me sinto mais a vontade, escrevendo, atuando, dirigindo e editando. Não dá para separar as atividades, porque é tudo muito bom! Como sou muito imediatisa e atuar é a arte de esperar, fico um pouco inquieto. (risos)
6) Você é natural de Juiz de Fora e se define como “mineiroca”, não é mesmo? Mas o que te trouxe ao Rio de Janeiro?
O Rio é a Vitrine do Brasil. Duas semanas depois de me formar eu juntei minhas coisas e vim. A maior força que me trouxe foi para trabalhar como Ator. Só pensava nisso, esse era o foco. Eu já tinha escrito roteiros, já havia assinado a direção de alguns curtas, mas esse não era o foco inicial.
7) Você já abriu mão de relacionamentos por causa da carreira... Ou da carreira por algum relacionamento?
Já abri mão de relacionamento por causa da carreira sim, mas por causa da distância. Mas acredito que não havia amor de verdade, porque se tivesse a gente sempre da um jeito, né. Mas nunca abriria mão da carreira por alguém, se um dia for preciso isso é porque a outra parte não da o devido valor a minha maior motivação, que é meu trabalho. Agora, se isso um dia viesse da minha vontade, teria que ser um amor de Filme, um amor de comercial de margarina. Sou muito romantico, não posso sentir um olhar e um sorriso verdadeiro que eu me entrego. Mas se tudo esta tão perfeito por que não Ter um espaço pro trabalho? Então a resposta é não!
8) Você se sente satisfeito com esse seu momento profissional ou pretende fazer voos maiores?
Eu tô muito feliz com tudo que esta acontecendo na minha vida. Acredito que agora to começando a colher os frutos das sementes que venho plantando há alguns anos. Então, caso apareça algum vento que me faça voar mais alto porque não bater asas? Mas esse meu momento está muito especial!
9) É fácil te encontrar nas gravações do Tv Xuxa. Como é a rainha de perto?
Olha, agora não é fácil me ver nas gravações por causa do trabalho. Mas quando der vou tentar dar uma bisbilhotada lá. Mas o que falar de Xuxa? É engraçado, simples e dificil ao mesmo tempo. Todos sabem do titulo de Rainha dos baixinhos, que é linda, engraçada, mas isso tudo ganha um tamanho impossivel de medir porque ela é especial. Trasmite energia,é verdadeira. Totalmente espontânea... enfim. Xuxa tem uma luz que não vi em nenhum outro artista.
José e Xuxa |
10) Sabemos que de alguma forma você e a atriz Narjara Turetta estão juntos em um projeto. Pode nos dar detalhes?
Eu já estava com o roteiro do meu Filme “De 09 a 90” pronto. A história se passa em uma escola em 1990. A espinha dorsal do filme é um concurso de Lambada que vai acontecer envolvendo os alunos. Na hora pensei nela pra fazer a Diretora da escola. Mas foi assim mesmo, de cara queria ela. Eu não me conformava em ver essa grande atriz que fez história na TV estar afastada. Isso reforçou mais ainda meu convite. Entrei com contato com ela pelo twitter e aos poucos fomos nos conhecendo melhor até o dia que fui até ela e entreguei o Roteiro junto com uma cópia do primeiro Filme, o “De 08 a 80” que gravei em 2008. Três dia depois ela me ligou animadíssima com a história e principalmente com a personagem. Iríamos gravar em Julho, mas como agora tenho somente os fins de semana livre, vamos adiar em dois meses. O filme será gravado em Juiz de Fora. Mas Narjara é muito bacan, quando da nós nos vemos. Comoe la está em “Morde & Assopra”, conseguimos nos ver pelo Projac e colocar o papo em dia.
11) Algum sonho ainda nao realizado...
Tantos... Fica dificil isso, engraçado, uma pergunta tão simples e tão grande... Poxa, então vou mudar a pergunta,rs. Um sonho que eu nnão gostaria de dieuxar de realizar: Atuar, estou há 2 meses sem atuar e tô sentindo muita falta. Espero não ficar longe por muito tempo.
Nós esperamos que ele se realize. Queremos agradecer ao Zé pela atenção e disposição e a Tv Globo, por ter cedido gentilmente o funcionário para esta entrevista via e-mail.